Um Link para o passado - por Eduardo Nichele
- Velho Gamer Podcast
- 23 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2021
[ Ouriçado pela velocidade ]
Se tem um personagem que me acompanhou desde a infância, esse é o Sonic. Rápido, cores cheias de vida e com atitude Bad Ass. Tudo isso fazia deste personagem único (já falei que ele é rápido?).
O primeiro título da franquia era ótimo, lembro de jogar na casa de um primo, e quando íamos na casa da nossa vó, acordávamos cedo, cada um de nós preparava um copão de Nescau e uma torrada de presunto, queijo e maionese (o misto quente no Sul se chama torrada) e antes de terminar o lanche, ligávamos o Mega Drive dele para ficar curtindo a apresentação ou a gameplay automática do jogo. Jogávamos diversos títulos, entre eles Quackshot, The Flinstones, Streets of Rage, e claro, Sonic The Hedgehog.
Sonic tinha trilha sonora ótima, muita velocidade e diversão garantida, logo conheci Sonic do Master System, que apesar de não ter aquela riqueza de detalhes que tinha no Mega, era igualmente divertido e tinha tanta velocidade que fazia o Master System ter slowdowns (quando o jogo todo ficava em câmera lenta por alguns segundos) mas nada que diminuísse a diversão.
Antes de falar de Sonic 2, preciso falar de Sonic CD, que apesar de ser lançado depois, tive mais contato com este, pois ainda não possuía o Mega Drive. Sonic CD foi e ainda é um grande título do ouriço, inclusive, a Sega do Japão chegou a planejar que este seria a continuação do primeiro Sonic. Mas isso é assunto para outra história.
Perto de casa existia uma locadora que cobrava por hora, chamada de “Scorpion Games”, lá foi onde conheci jogos como Mortal Kombat, Top Gear, entre outros. Nessa locadora tinha Super Nintendo e Mega Drive, os dois grandes da época, mas quando chegou o Sega CD e com ele Sonic CD, fiquei maravilhado com aquela tecnologia, Playstation ainda não existia e não conhecia outros vídeo games com CD, no máximo alguma matéria em revistas da época falando de algum deles, então aquele era uma evolução e tanto. Sonic CD era lindo graficamente, som excelente e vídeos de abertura e encerramento do game eram coisas que me faziam perder vários minutos na locadora só para assistir.
Mas foi quando ganhei meu Mega Drive 3 com Sonic 2 (chega a correr uma lagrima só de lembrar) foi o título que mais me marcou, pois ele trouxe tudo que deu certo no primeiro jogo, melhorou e ainda trouxe coisas novas, mas sem exageros. O Spindash fazia Sonic correr mais, bônus com sensação de estar num túnel em alta velocidade e o avião Tornado eram novidades bem-vindas, mas ainda tínhamos a velocidade, os loops e tudo o que marcou no primeiro título. Esse com certeza é o jogo que mais joguei até os dias atuais. E mesmo que eu já o tenha terminado diversas vezes, sempre criava meus próprios desafios para terminá-lo novamente. Ainda hoje, jogo ele no Mega Drive e em outras plataformas mais novas como Steam e a ótima versão de Android.
Já Sonic 3 foi um título que, apesar de não ter jogado tantas vezes quanto Sonic 2, ainda assim, joguei muito. E quando a grana para alugar permitia, eu alugava junto Sonic & Knuckles para formar Sonic 3 & Knuckles, assim formando o jogo definitivo de Sonic 3 ainda maior e mais radical sem falar das músicas, que apesar de não haver confirmação na época, eram produzidas por Michael Jackson.
Claro que joguei outros títulos da série, Sonic Spinball e Sonic 3D Blast fizeram os donos de locadoras virarem meus melhores amigos, mas de todos, o título que mais joguei e ainda jogo é Sonic 2. Ainda hoje sempre que posso jogo novos títulos, alguns de gosto duvidoso (Sonic 2006 e Sonic 4) e alguns excelentes (imagina minha felicidade quando lançaram Sonic Mania).
Por fim, Sonic foi o personagem que fez eu querer ter um Mega Drive nos anos 90, e ainda fez com que eu tivesse contato com diversos outros títulos desse grandioso console. Mesmo que jogue muitos outros jogos, diversas vezes me vejo jogando algum título do Sonic, principalmente Sonic 2.
Além dele ser o responsável por eu ter adquirido um Mega Drive II dos anos 90, mesmo que qualquer calculadora rode um emulador de Mega atualmente, não há nada como o console original e seu ouriço azul.

Kommentare