top of page
Buscar
Foto do escritorVelho Gamer Podcast

Um Link para o passado - por Eduardo Nichele

[Pauleira no cartucho!]


Se um jogo é capaz de influenciar o gosto musical de alguém para sempre, com certeza esse é Rock'N'Roll Racing. Não à toa que na época, a Revista EGM elegeu como "o melhor jogo de corrida" de 1993.


Foi lançado para Super Nintendo, Mega Drive, e alguns anos depois, o Game Boy Advance ganhou uma versão digamos meio mer**.

Na época, alugava em uma locadora chamada Top Games em Porto Alegre, nem sempre podia alugar nela, pois ficava em outro bairro e ficava complicado para devolver, não lembro dos valores da época, mas lembro dela ter o aluguel mais caro, porém era a melhor locadora de games que conhecia, sempre tinha jogos novos que demoravam mais tempo para chegar em outras locadoras. Quando chegavam. Sonic & Knuckles, Sonic 3, Virtual Racing, Virtual Fighter 2, entre vários outros títulos que vi somente por lá.


Entre esses dias que conseguia ir lá, vi um jogo novo que a capa tinha um fundo azul meio dark, fonte vermelha estilizada, uns caras mau encarados, carros em uma pista cheia de obstáculos e mísseis, tudo indicava um ótimo jogo, estamos falando de uma época que se conhecia jogos assim, pela capa, no máximo pelas revistas. Ainda falando em capa, existia a versão do Super Nintendo que era meio "Nintendo de ser", sabe os caras mau encarados? Não tinha, havia um carinha tocando guitarra e só, sabe aquele fundo azul dark, foi trocado pelo fundo amarelo meio Super Mario, o jogo não é ruim nem nada parecido, mas aqui parecia que a versão da Nintendo não queria passar o ar mais sombrio do jogo. Nessa locadora havia os dois, Mega e Snes, peguei o de mega na versão americana e foi um final de semana incrível, corrida, tiro e bomba para todo lado (não esqueci das músicas, já chego lá), era possível melhorar escudos, armas e motor, as pistas com obstáculos e saltos incríveis, o jogo era bom demais para querer devolver, mas era inevitável. Já sem aquele jogo incrível em mãos, um grande amigo de infância ganhou o cartucho de SNES, foi onde jogávamos de forma colaborativa numa época que ninguém usava essa expressão, era “bora joga de dois?”. Ele gostava da parte de corrida, e eu da destruição, o carro dele sempre com o melhor motor e o meu com as melhores armas.


Finalmente as músicas, tem como não gostar? Rock de primeira muito bem executado nos 16bits, mesmo havendo claras diferenças entre uma versão e outra, as duas eram ótimas. No mega o som era mais estridente e quando o narrador falava o som pausava (até hoje não entendo isso), no SNES não tinha esse problema, mas era um pouco mais abafado, mas ambas versões de ótima qualidade. Eram 5 músicas no SNES e 6 no Mega Drive sendo "Radar Love" a música extra. (Logo abaixo vou deixar a playlist que fiz no Deezer com as músicas do jogo em sua versão original.)


Assim foi por algum tempo, até que a locadora que citei começou a se desfazer de alguns jogos, e lembro até hoje do dia que comprei finalmente o Rock'n'Roll Racing para o Mega, apesar de ser usado, os jogos dessa locadora eram muito bem conservados e a moça que cuidava tinha um cuidado imenso com o acervo de jogos.


Jogos sempre foram caros e não era diferente nos anos 90, apesar de hoje os jogos ainda serem caros, não é difícil pegar alguma promoção e adquirir por um preço muito menor, naquela época um jogo caro continuava caro, por isso, ter muitos jogos era difícil e o mais comum era ter 3 ou 4 jogos. Trocar com amigos ou alugar eram práticas comuns, mas eu pude ter esse jogo e joguei muito, mas muito mesmo, se no outro texto falei que Sonic 2 provavelmente é o título que mais joguei, o segundo com certeza foi RRR, e ainda hoje curto muito ligar o Megão e jogar esse jogo que me proporcionou muitas horas de diversão. Infelizmente, como era comum na época, o Mega foi deixado de lado por conta de novos videogames, e eventualmente dei o vídeo game com os jogos para um amigo e nunca mais o vi.


Não falei da versão de GBA, é muito ruim, ponto. Apesar de quase não ter acesso ao GBA na época, quando tive a oportunidade de jogar achei horroroso, cores estouradas, a resolução do GBA não ajudava e a música era esquisita. Não joguei muito e não recomendo. Se quer ter uma experiência legal, qualquer uma das versões, tanto de Mega ou de SNES são ótimas, esquece GBA.


Houve um jogo antes no qual o RRR foi inspirado, o RPM Racing, do mesmo desenvolvedor que por sua vez foi um remake de outro jogo, o Racing Destruction Set, mas ambos não chegaram a fazer o mesmo sucesso de RRR. Também houve tentativa de continuar e na Europa saiu o Rock n Roll Racing 2: Red Asphalt para Playstation, mas só se valeu do nome pois o jogo nunca foi projetado para realmente ser uma continuação. Fake news, hehe!


Saíram recentemente, o Heavy Metal Machines inspirado em RRR, mas nada oficial, curioso que contrataram o Larry Huffman para narrar, este que foi o narrador original de RRR; também surgiu o Motor Rock que era inspirado em RRR, e foi tão inspirado no jogo, que a Blizzard processou o estúdio e o jogo foi retirado da Steam, e posteriormente a Blizzard lançou recentemente uma coletânea Blizzard Arcade Collection para as novas plataformas.


Esse foi o jogo que abriu as portas do rock e fez com que me apaixonasse por esse gênero. RRR sem dúvidas é um dos melhores jogos de sua geração, é um daqueles jogos essenciais para quem está começando no mundo dos 16bits e claro, para quem já conhece, indispensável.


"Let the carnage begin!"





ps: mate a saudade e ouça o sonzaço nos links abaixo!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page